quarta-feira, 9 de junho de 2010

Dia de São Valentim


Mais uma vez, o grupo de Inglês da E.B. 2,3 de Quarteira promoveu o contacto da comunidade escolar com a cultura inglesa celebrando o dia de São Valentim – St. Valentine’s Day - santo padroeiro do amor e da amizade.

Esta tradição de origem anglo-saxónica remonta à Roma Antiga e diz que um padre desafiou as ordens do imperador romano Claudio II. A lenda conta que o imperador proibiu os casamentos com o argumento de que os rapazes solteiros e sem laços familiares, eram melhores soldados. Valentim terá ignorado as ordens e continuado a fazer casamentos em segredo a jovens que o procuravam. Segundo a lenda, Valentim foi preso e posteriormente executado no dia 14 de Fevereiro, por volta do ano 270 d.C. Na prisão, Valentim apaixonou-se pela filha do carcereiro que o visitava regularmente, a quem terá deixado um bilhete assinando: «Do teu valentim» (em inglês, «from your Valentine»), antes da sua execução, também em meados do século III.

A partir desse dia, os enamorados e casais decidiram celebrar o amor enviando mensagens a quem mais gostavam.

Para comemorar o dia 14 de Fevereiro, os alunos produziram, nas aulas de Inglês, postais de amor e/ou amizade que posteriormente foram distribuídos pelas turmas. Também foram feitas pinturas e decorações alusivas ao dia.

Sem comentários: