quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Escrita Criativa

A Biblioteca da nossa escola é a montra da criatividade dos nossos alunos. Aqui ficam os textos da Mariana Martins, monitora da BE e, da Andreia Vaz ,do 6ºD.
Espero que gostem!






A MESADA
Para muitos de nós, adolescentes, ter mesada é um privilégio mas é sobretudo uma medida eficaz para nós sabermos como gerir o nosso dinheiro.
Recebemos uma certa quantia por mês e sabemos que esse dinheiro é para tal e tal. Vamos a uma loja e vemos uma coisa que queremos mas os nossos pais não nos querem comprá-la. Simples! Gerimos o nosso dinheiro e abdicamos daquela goma depois do almoço, ou daquele gelado à hora do lanche… Poupamos e juntamos os trocos no mealheiro e, no fim, voltamos à loja e compramos o que queríamos. Voltamos para casa felizes e com a sensação de que merecemos aquilo. Até sabe melhor!
Monitora da BE, Mariana Martins, 8ºA nº15





O menino que andava perdido…
No mundo das palavras

João esfrega os olhos e volta a esfregar… Não, não estava a sonhar! O que tinha acontecido? Que lugar era aquele? À sua volta só via palavras, de vários tamanhos, formatos, letras e mais letras. Viu a palavra ‘’GOMA’’ que se transformou em ‘’MAGO’’ e a palavra ‘’AMOR’’ que se transformou em ‘’ROMA’’, em ‘’RAMO’’ e em ’’MORA’’. E, depois veio a letra ‘’A’’ que se juntou à palavra ‘’AMOR’’ e formaram a palavra ‘’AMORA’’, juntas transformaram-se na palavra ‘’AROMA’’. A palavra ‘’AMAR’’ transformou-se em ’’MARA’’ e em ‘’RAMA’’. Trocavam de lugar tão rapidamente que o João até ficou tonto.
-O que é isto? Onde estou? Ajudem-me! – gritava ele.
-Isto é o jogo dos ANAGRAMAS e tu estás no Mundo das Palavra, onde todos são palavras e letras, como eu, a letra ‘’Z’’ - disse a letra ‘’Z’’ - E tu como te chamas?
-Quem, eu? João – perguntou um pouco assustado – E tu? Não participas nessas coisas todas?
-Não, porque eu sou uma letra muito rara – disse Z – Agora, anda daí e vem conhecer este mundo. Aqui, nesta sala tens as palavras Homógrafas tais como CERCA e CERCA. Olha! Ali aquelas de braço dado são as Sinónimas, sabes o que são?
-Sim, claro! Aprendi isso na escola - disse João.
-Escola? O que é isso? - perguntou Z.
-Escola é onde se aprendem as coisas essenciais da vida – respondeu o João paciente.
-Ok, vamos continuar. As Homófonas são aquelas - disse apontando para as palavras COSER e COZER, que conversavam alegremente.
-Aqui, temos as Homónimas, como CANTO de cantar e CANTO da sala. Ali, a passear, temos as Antónimas, FEIA e BONITA - disse Z .
João estava fascinado com o Mundo das Palavras, como era fácil percebê-las.
De repente, dá por si sentando com um livro nas mãos. Tinha adormecido a estudar para o teste de Língua Portuguesa. Tudo não tinha passado de um sonho.

Adriana Vaz nº1 6ºD

Sem comentários: