terça-feira, 13 de março de 2012

"Livro com cheiro a chocolate".

A iniciativa surgiu da proposta de atividade, por parte das professoras de língua portuguesa, nomeadamente Carla Lacerda e Fátima Barbosa às suas turmas dos quintos e sextos anos. A ideia foi acolhida interessadamente pelos alunos e os seus pais, cujo apoio se revelou de grande importância no momento de reunir trabalhos tão frágeis na escola. Sendo trabalhos realizados em grupo, ao todo 49, as professoras mostraram-se agradavelmente surpresas com tamanha adesão.
A leitura de um livro, em idades tão precoces, com o apoio de um cheiro envolvente, traduz-se provável e desejavelmente, no desenvolvimento de aptidões (concentração, capacidade de análise e espírito crítico) para um novo gosto, como seja o da leitura. Um desafio como este (criação de um elemento tridimensional que traduza um momento da história do qual tenham gostado especialmente) constitui um elemento motivador, facto sobejamente importante tendo em conta que as nossas crianças perderam o interesse pela leitura, a escrita, enfim, a criação.
Eis aqui alguns trabalhos ... e parabéns pela criatividade!







Add caption















"ÁS da Leitura"...

Ainda no dia 7 de março na nossa Biblioteca decorreu entre as 16:00 e as 17:00 h o concurso de concelhio “Ás da Leitura”. Após selecionado o melhor leitor, em cada turma do 2º ciclo, procedeu-se, no dia supracitado, ao apuramento do vencedor do 5º ano – Daniela Medeiros, nº 5 da turma B – e também do melhor leitor do 6º ano – Mariana Palma, nº 13 da turma C.

                De seguida, os júris (professores de Língua Portuguesa do 2º ciclo) subscreveram a opinião dos alunos presentes que votaram na Daniela Medeiros, nº 5 do 5º B, como “Ás da Leitura” do 2º ciclo.

                Mais uma vez, prestamos a nossa homenagem a todos estes alunos que foram muito interessados e entusiásticos, na tarde do dia 7 de março, e que revelaram grandes competências de leitura. Parabéns a todos!

                Força, Daniela, pois estarás a representar a nossa escola no próximo dia 20 de março!  Aqui vão alguns registos fotográficos desses momentos.








Recital de Poesia...

No dia 7 de março do corrente ano letivo, na Biblioteca da nossa escola, entre as 15:00 h e as 16:00 h, decorreu o concurso Recital de Poesia.
No âmbito do Plano de Atividades de Língua Portuguesa, esta atividade contou com a presença dos três melhores leitores de cada turma do 5º ano.
Após cada discente ter lido e/ou recitado um poema do livro Poemas da Mentira e da Verdade, de Luísa Ducla Soares, foi selecionada, pelos professores de Língua Portuguesa do 2º ciclo, a vencedora, Mariana Encarnação, nº 15 do 5º E.
                Para ela, em particular, e para todos os intervenientes, em geral, aqui fica o nosso enorme APLAUSO.










terça-feira, 6 de março de 2012

Sessão de Conto“ A Dança da Duna Luna”







No dia 5 de Março de 2012 as Turmas A,D,F e G do 5º Ano e A e C do 6º Ano, assistiram à Sessão do Conto “A Dança da Duna Luna”, dinamizada pela Drª Maria José Carocinho Contadora de Histórias do Mago (Biblioteca Municipal de São Brás de Alportel).
A Sessão teve lugar na Biblioteca da Escola E.B.2,3 de Quarteira, no âmbito do Programa Regional de Educação Ambiental pela Arte – Contos do Mago.
Foi uma atividade muito interessante! Todos estiveram atentos e bastante participativos.
Aqui ficam alguns registos fotográficos desta actividade…

Ars Poetipintando...



Decorreu mais uma vez na nossa Biblioteca a atividade "Poetipintando", com a turma do B. Desta atividade constam a apresentação de poemas de vários poetas portugueses, sendo musicalmente acompanhados. Os alunos são convidados a interpretar o poema ouvido, onde cada aluno apresenta a sua criativa apresentação.Esta atividade está à responsabilidade da docente Inês Aguiar. Foi uma atividade interessante e a repetir!