sexta-feira, 19 de fevereiro de 2021

O papagaio que comia livros

        Um texto da nossa aluna Luana Sancadas   5ª A

O papagaio que comia livros

     Há muito tempo, viu-se de longe um papagaio a voar. Chico, o papagaio, era muito bonito, tinha umas penas amarelas e verdes cintilantes.

Chico tinha um sonho, visitar uma biblioteca. Ele esvoaçava muito rápido, para poder visitar uma das bibliotecas da floresta. Quando lá chegou, encontrou uma gaivota e tornaram-se amigos.

Entretanto, a gaivota mostrou-lhe um pouco da biblioteca. Chico estava deslumbrado! Adorava ler e viajar com os livros! Todas as tardes, Chico lia um livro e sonhava…

Num dos dias, passou mais tempo que o normal na biblioteca, tendo o seu pequeno estômago sentido fome. E, sem reparar, comeu uma página de um livro.

Ao devolver o livro à bibliotecária (diga-se de passagem, uma senhora muito séria e má) esta gritou com Chico e prende-o numa gaiola.

O papagaio ficou vários dias preso, até que a sua amiga gaivota apareceu por ali e ouviu a voz de Chico a pedir ajuda. A gaivota abriu a gaiola e soltou Chico, que voou para muito longe com a sua nova amiga.

Fadas Boas e Fadas Más

Há duas espécies de fadas: as fadas boas e as fadas más. As fadas boas fazem coisas boas e as fadas más fazem coisas más.
As fadas boas regam as flores com orvalho, acendem o lume dos velhos, seguram pelo bibe as crianças que vão cair ao rio, encantam os jardins, dançam no ar, inventam sonhos, e à noite põem moedas de oiro dentro dos sapatos dos pobres.

As fadas más fazem secar as fontes, apagam a fogueira dos pastores, rasgam a roupa que está ao sol a secar, desencantam os jardins, arreliam as crianças, atormentam os animais e roubam dinheiro aos pobres.

Quando uma fada boa vê uma árvore morta, com os ramos secos e sem folhas toca-lhe com a sua varinha de condão e no mesmo instante a árvore cobre-se de folhas, de flores, de frutos e de pássaros a cantar.

Quando uma fada má vê uma árvore cheia de folhas, de flores e de pássaros a cantar, toca-lhe com a sua varinha mágica do mau fado e no mesmo instante um vento gelado arranca as folhas, os frutos apodrecem, as flores murcham e os pássaros caem mortos no chão.


Sem comentários: