quarta-feira, 28 de abril de 2021

A educação é importante? ...Claro que sim;)

 


“ Todas as pessoas têm direito à educação. A educação deve ser gratuita, pelo menos a correspondente ao ensino elementar fundamental. “ Artigo nº 26 da Declaração Universal dos Direitos Humanos

 

O acesso à educação de qualidade é um dos direitos básicos de todo o ser humano. Está consagrado.

Possibilita aprender e estimular habilidades socioemocionais, bem como o desenvolvimento da compreensão técnica, da linguagem e do raciocínio, que são fatores muito importantes para os indivíduos e para a sociedade.

Hoje, 28 de abril é não o dia Internacional da Educação, mas é o dia, em que, desde 2000, se celebra o que foi estabelecido a partir do Fórum Mundial de Educação, realizado na cidade de Dakar, no Senegal. Neste fórum estavam reunidos 164 líderes de várias nações.

Todos assinaram um documento conhecido como “Marco de Ação de Dakar, educação para todos: cumprindo os nossos compromissos coletivos”. Neste documento foram acordadas metas a atingir internacionalmente no âmbito de uma educação para todos e de todos.

Perguntamos a alguns alunos da escola se consideravam a educação importante e porquê, eis as respostas.

..................

“A educação é importante, porque ensina às pessoas a saberem comportar-se, como, por exemplo, na biblioteca, na escola, …”.

Lourenzo, 5ºF

“A educação é importante, para mim, porque se não tiveres educação, nunca vais ser nada na vida.”

Tomás, 5ºE

“É importante, porque se não tivermos educação, como podemos interagir naturalmente com as pessoas?... E todas as crianças devem ser educadas para num Futuro serem pessoas melhores.”

Nádia, 5ºC

“A educação é importante para aprender a respeitar as pessoas.”

Guilherme, 5ºF

..................


Video da Unesco, Art. 26 da D.U.D.H.

Sem comentários: