quarta-feira, 21 de abril de 2021

Dicas para estudar melhor:)





 

Estudar bem não significa estudar muito, nem significa estudar mais, significa estudar melhor, ou seja usar o tempo de estudo com qualidade e concentração.

Para estudar, a motivação é importante e compensa. Os resultados não aparecem logo, mas surgem, disso podes ter a certeza;) Por isso, ajudamos-te aqui com algumas dicas que te poderão ser úteis.


1-      Antes de mais, escolhe um espaço para o estudo, que seja livre de distrações e tem sempre o material necessário disponível.

2-      Dedica de 25mn a 1h todos os dias para rever, estudar e identificar dúvidas das matérias dadas nesse dia.

3-      Após estudar 25mn (podes pôr o despertador), faz uma pausa de 5mn, está provado que o cérebro fica dessa forma mais produtivo, promovendo melhores resultados.

4-      Quando se tratar de memorizar, lê em voz alta: estudos afirmam que a memória verbal é muito eficaz na memorização. O ideal é leres para outra pessoa, o que estimula ainda mais o cérebro.

5-      Em algumas matérias ver vídeos pode ser muito eficaz na compreensão, aprendizagem e retenção de conteúdos. Isto permite estimular de várias formas o teu cérebro: com som e imagem.

6-      Cria esquemas ou resumos com as ideias fundamentais dos textos que lês. Usa diferentes cores e/ou sublinhados para destacares o essencial.

7-      Grava a tua voz e ouve os teus resumos, enquanto vais caminhar, fazer exercício ou passear o cão.

8-      Estuda com outro colega, se te for possível, e questionem-se um ao outro de forma a testar os conhecimentos e a partilhar aprendizagens. Muitas vezes, um colega a explicar-nos resulta melhor.

 


Por fim, não te esqueças de dormir, mexer-te e alimentar-te bem, estes aspetos são milagrosos na saúde física, mental e cerebral.


Bom estudo! 


Sem comentários: