segunda-feira, 3 de junho de 2019

Agustina Bessa-Luís morreu esta segunda-feira, dia 3 de junho. Nasceu a 15 de outubro de 1922 em Vila Meã, no concelho de Amarante e faleceu hoje no Porto, tinha portanto 96 anos.
D. Manuel Linda vai celebrar a missa exequial na terça-feira, às 16h00, na Sé do Porto. O funeral segue depois para a Régua, onde também está sepultado o seu marido Alberto Luís falecido em novembro de 2017.
Agustina Bessa-Luís escreveu livros de vários tipos, mas foram os romances que mais a distinguiram e em especial, “A Sibila” – publicado em 1954. A obra, a que mais prestígio lhe trouxe, valeu à escritora o Prémio Delfim Guimarães e o Prémio Eça de Queiroz. Fez ainda parte, durante vários anos, do programa de Português do secundário.
Em 2004, Agustina Bessa-Luís recebeu o mais importante prémio literário da língua portuguesa: o Prémio Camões. O júri foi unânime em considerar que a obra da escritora "traduz a criação de um universo romanesco de riqueza incomparável, contribuindo para o enriquecimento do património literário e cultural da língua comum". Ainda em 2004 foi agraciada com o Prémio Vergílio Ferreira, atribuído pela Universidade de Évora.
Ao todo, Agustina Bessa-Luís escreveu 48 romances, cinco peças teatro, dezenas de crónicas e textos ensaísticos. Deixou ainda obra na literatura infantil, com “A Memória de Giz” (1983), “Contos Amarantinos” (1987), “Dentes de Rato” (1987), “Vento, Areia e Amoras Bravas” (1990) e “O Dourado” (2007).

Resultado de imagem para agustina bessa luis

Sem comentários: