quarta-feira, 25 de novembro de 2020

As florestas: sabias que?...

 

Foto de Kelly Lacy 
Sem as florestas, não teríamos ar puro, nem água potável, nem muitos dos alimentos de que precisamos para viver.

Não respeitar as florestas é colocar em perigo os ecossistemas, dos quais a riqueza natural do planeta e a sua capacidade dependem para enfrentar as mudanças climáticas. É colocar em perigo a VIDA.

 

As florestas são os pulmões do planeta: são o lar de mais de 75% da biodiversidade terrestre mundial, conforme o último relatório SOFO (The State of the World's Forests - 2018) sobre o estado das florestas da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO).

Assim sendo, milhões de pessoas, animais e vegetais dependem do futuro das áreas florestais, cada vez mais castigadas pelo desmatamento e pelo aquecimento global.

ALGUNS FACTOS

*      As florestas geram 20% da renda familiar nas áreas rurais dos países em desenvolvimento. Além disso, alguns produtos florestais proporcionam sustento para uma em cada cinco pessoas no mundo.

*      As florestas fornecem água potável para mais de 33% das maiores cidades do mundo. A qualidade deste recurso, primordial para a saúde e o desenvolvimento rural e urbano, está vinculada à gestão florestal.

*      As florestas propiciam 40% de toda a energia renovável do mundo.

*      A importância das florestas também passa pela absorção do equivalente a uns 2 bilhões de toneladas anuais de CO2.

*      turismo de natureza é responsável por 20% da indústria turística mundial. Por outro lado, a taxa de obesidade infantil é até 19% mais baixa em lugares, onde as crianças têm um fácil acesso a áreas verdes.

 

Sem comentários: